Você está aqui: Página Inicial > SEI! > Avisos e comunicados > Ministério da Fazenda inicia última etapa de implantação do SEI

Notícias

Ministério da Fazenda inicia última etapa de implantação do SEI

Ministério da Fazenda inicia última etapa de implantação do SEI
publicado: 12/04/2018 10h50 última modificação: 12/04/2018 10h52

Está em andamento no MF a última etapa de implantação do SEI. O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região para produção, edição e assinatura de documentos e trâmite de processos eletrônicos, e selecionado pelo Ministério do Planejamento como sistema oficial do projeto Processo Eletrônico Nacional.

A trajetória para se chegar a uma ferramenta única de gestão eletrônica de documentos e processos no MF foi longa. Seu antecessor foi o Comprot, plataforma de grande porte criada pelo órgão nos anos 80, que era utilizado para registrar o andamento dos processos administrativos da instituição. O sistema passou por diversas evoluções ao longo dos anos, e a versão web implantada em 2007 já tinha a proposta de eliminar a tramitação física de documentos. Porém, a ferramenta não chegou a ser utilizada em todas as unidades organizacionais da Fazenda.

Em 2015, a COGRL e a COGTI iniciaram um projeto de redefinição do sistema eletrônico de gestão de documentos e processos. Em conjunto, definiram as funcionalidades desejáveis a serem atendidas pelo sistema, comparando como alternativas o e-Processo , o Comprot  e o SEI . O SEI foi considerado o mais adequado para utilização no MF devido à sua alta flexibilidade, arquitetura moderna e baixos custos de evolução, implantação e manutenção.

A implantação do SEI no MF teve início com o projeto piloto no CRSFN, em julho de 2016; nos demais órgãos fazendários, deu-se a partir de junho de 2017; e tem como última etapa as PFN nos estados e suas seccionais.

À exceção da RFB, que manterá a utilização do e-Processo, o SEI estará implantado em todo o MF até 1º de julho de 2018; e já prevê melhorias como, por exemplo, integração com o e-Processo, implantação do barramento de serviços (tramitação de processos entre os órgãos que utilizam o SEI) e do módulo de peticionamento eletrônico.

Histórico da Implantação do SEI/MF

Fonte e Ilustração: COGRL/SPOA
Edição: CCOM/SPOA