Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Institucional > Cadeia de Valor

PMIMF


Cadeia de Valor

 

Toda organização é composta por sistemas, que existe para gerar RESULTADOS DE VALOR para suas partes interessadas. Essas parte interessadas, de uma forma ou de outra, percebem este valor no uso dos serviços prestados e/ou produtos gerados.

A construção de uma cadeia de valor é um investimento que traz um ganho para a organização, pois, esta passa a entender melhor seus negócios. No entanto, o principal retorno deste investimento se dá quando a cadeia é aplicada enquanto instrumento de gestão.

Implantar este modelo deve ser percebido como um amadurecimento da forma como os gestores e servidores do Ministério gerenciam o suas demandas, como realizam um diagnostico de problemas, acompanham indicadores e tomam decisões.

Neste sentido, a CADEIA DE VALOR DO MF é o modelo de gestão que pretende estimular algumas sugestões e reflexões de iniciativas de uso da cadeia de valor para que a orientação por processos com foco em resultados seja internalizada na organização, como por exemplo:

  • Uso da Cadeia de Valor para orientar a distribuição de Projetos Estratégicos Corporativos em processos identificados;
  • Desdobramento das Diretrizes Estratégicas para metas por processos;
  • Implementação de indicadores de desempenho de processos;
  • Uso da cadeia de valor para identificação e priorização das necessidades de treinamento da organização;
  • Uso dos processos da cadeia de valor para entendimento das necessidades de treinamento e suporte a gestão de competência;

A seguir apresentamos a Cadeia de Valor Integrada do Ministério da Fazenda em vigor, principal produto para direcionar a estratégia do MF e integração dos órgãos aos negócios fazendários.


Cadeia de Valor do MF 2017-2018