Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Inovação (Projetos e Processos) > Notícias da Frente de Inovação > Escritório de Projetos Corporativos do PMIMF apoia pesquisa de maturidade nos Órgãos

Notícias

Escritório de Projetos Corporativos do PMIMF apoia pesquisa de maturidade nos Órgãos

FRENTE DE INOVAÇÃO (PROJETOS)

Escritório de Projetos Corporativos do PMIMF apoia pesquisa de maturidade nos Órgãos setoriais do Ministério da Fazenda
publicado: 29/09/2016 10h11 última modificação: 26/04/2018 18h54

O Escritório de Projetos Corporativos do PMIMF realizou nos últimos 2 (dois) meses diversas pesquisas de maturidade junto aos órgãos setoriais. Esta sequência de pesquisas de maturidade em gestão de projetos foi baseada no modelo MMGP do autor Darci Prado, que tem por objetivo identificar a situação atual dos escritórios de projetos em requisitos, como: competências em gerenciamento de projetos e programas, competências técnicas e comportamentais, uso da metodologia, uso de informatização dos processos e alinhamento estratégico.

Foram realizadas pesquisas na STN, PGFN, ESAF, SPOA e COGTI, onde as perguntas do questionário foram preenchidas pela equipe do escritório de projetos. Ainda serão realizadas pesquisas em outros órgãos para finalizar o ciclo 2015-2016 de avaliações de maturidade.

O modelo não visa gerar apenas uma nota para o escritório setorial, mas, principalmente, valorizar a prática e os resultados alcançados até o momento. O diagnóstico obtido serve como balizador para ações de melhoria contínua no desempenho a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. Ao término de cada pesquisa foram identificadas oportunidades de incremento da atuação do órgão no tema a serem executadas nos próximos meses.

O objetivo da equipe do Escritório de Projetos Corporativos com essa iniciativa é medir periodicamente, apoiar os órgãos e identificar oportunidades de desenvolvimento comuns nos escritórios de projetos setoriais para contribuir com o máximo de efetividade nos esforços planejados.

O Escritório de Projetos Corporativo do PMIMF já realiza essa pesquisa desde 2013, e utiliza essa ferramenta como mecanismo para identificação de oportunidades no desenvolvimento da cultura de projetos do Ministério da Fazenda. Os resultados oriundos das pesquisas realizadas pelo PMIMF nos últimos anos podem ser visualizados nos gráficos abaixo:

 Comparativo evolucao PMO-PMIMF

Esses resultados só evidenciam os esforços das equipes no sentido de evoluir a maturidade em gerenciamento de projetos no MF. Agradecemos o comprometimento de todas as equipes que permitiram o sucesso na realização desse trabalho nos últimos meses.