Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Inovação (Projetos e Processos) > Notícias da Frente de Inovação > Escritório de Inovação, Projetos e Processos da SGE realiza benchmarking com a #CAIXAlab

Notícias

Escritório de Inovação, Projetos e Processos da SGE realiza benchmarking com a #CAIXAlab

FRENTE DE INOVAÇÃO (PROJETOS)

Escritório de Inovação, Projetos e Processos de Inovação da visita a Gerência Nacional de Inovação (Genov) da Caixa Econômica Federal
publicado: 29/07/2016 15h04 última modificação: 26/04/2018 18h58

No dia 27 de julho de 2016, o escritório de Inovação, Projetos e Processos da SGE visitou a Gerência Nacional de Inovação da Caixa com o objetivo de conhecer a experiência de estímulo à inovação na organização, que funciona desde 2013, por meio do programa #CAIXAlab.

A ideia do benchmarking se iniciou na apresentação da Caixa na oficina da Rede INOVA idealizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no dia 14 de julho na Enap.

No encontro realizado entre a Caixa e o MF foi possível entender melhor o modelo de gestão focada em inovação desenvolvido para os funcionários. A equipe realiza periodicamente várias ações para estimular ideias inovadoras junto aos quase 95 mil colaboradores da organização.

As principais iniciativas que o grupo presta são: os Desafios; a Oficina de Geração de Ideias; e o Laboratório de Ideias. A apresentação focou no aumento do empreendedorismo que o #CAIXAlab trouxe nesse tempo de existência. Foi interessante notar que a equipe preza, como uma boa prática, que todas as ideias recebam feedback dos avaliadores e que a transformação cultural aliada ao engajamento ainda são os maiores desafios para impulsionar o programa.

Além disso, foi possível perceber que a comunicação com os colaboradores é uma ferramenta fundamental para aumentar a percepção de ambiente inovador. A cultura é reforçada também com a realização de curso online de inovação da Universidade Corporativa da Caixa, que proporciona amparo para que as ações de estímulo à inovação aconteçam com mais facilidade.