Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Inovação (Projetos e Processos) > Notícias da Frente de Inovação > Entrega do projeto de redesenho do Macroprocesso da PGFN

Notícias

Entrega do projeto de redesenho do Macroprocesso da PGFN

FRENTE DE INOVAÇÃO (PROCESSOS)

Entrega final do Projeto PGFN – Redesenho do Macroprocesso Gerir demandas
publicado: 07/06/2016 16h40 última modificação: 26/04/2018 18h59

O projeto solicitado pela Coordenação-Geral de Administração da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – CGA/PGFN teve como objetivo inicial a melhoria dos processos referentes ao tratamento das demandas originadas pelas unidades descentralizadas da PGFN.

O primeiro esforço resultou na identificação de 4 processos que eram executados em 12 áreas, resultando em 48 diagramas "As Is", que foram analisados diagnosticados, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria, principalmente em relação ao sistema de informação que suportava o macroprocesso.

O redesenho preconizou as melhorias que contemplaram as melhores práticas de gestão de demandas pesquisadas na literatura, nas diretrizes estabelecidas pelo Gestor do processo e, não menos importante, na melhoria específica em funcionalidades do Sistema de Demandas.

Os 48 processos "As Is" foram padronizados, resultando em 5 processos que contemplam todo o macroprocesso. O Sistema de Demandas foi avaliado e foram entregues, além dos diagramas e documentação dos processos, casos de uso que facilitarão a interação com a Tecnologia da Informação e permitirão a implementação mais ágil das melhorias.

Dentre os resultados, estão a padronização e fortalecimento dos canais de comunicação entre a CGA e as Unidades demandantes, aproximando e alinhando expectativa entre executores e clientes, melhorando o controle das demandas através da implantação de indicadores de desempenho e melhorando o Sistema de Demandas.

Assim o atendimento das demandas na PGFN passa a ter um novo marco em sua execução: mais celeridade, mais precisão e exatidão nas informações, permitindo que a PGFN continue atuando com cada vez mais excelência.

A entrega aconteceu no dia 25 de maio. O Escritório de Processos da SGE/SE parabeniza toda equipe envolvida e a participação ativa dos Gestores da PGFN em mais um projeto de bons e efetivos resultados.