Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Inovação (Projetos e Processos) > Notícias da Frente de Inovação > Boas práticas na construção de um Cronograma

Notícias

Boas práticas na construção de um Cronograma

FRENTE DE INOVAÇÃO (PROJETOS)

Confira dicas para o desenvolvimento de um Cronograma e sua importância no sucesso dos projetos
publicado: 21/12/2016 10h12 última modificação: 26/04/2018 18h48
imagem retirada da web

O cronograma é a principal ferramenta utilizada para gestão do tempo em um projeto. Para desenvolvimento de um cronograma o líder do projeto e sua equipe precisam ter definido: o escopo e a EAP do projeto, de modo que os dois reflitam todo o trabalho a ser realizado pela equipe do projeto. Com base nestes dois artefatos, as atividades, o sequenciamento de atividades, os recursos das atividades, a duração das atividades e os marcos do projeto poderão ser definidos.

O cronograma do projeto inclui pelo menos uma data de início e de término planejadas para cada atividade. Na elaboração das atividades, a utilização da lista de verificação apresentada abaixo auxiliará na validação de alguns pontos relevantes de um cronograma, a saber:

  • Cada atividade tem um início e fim previstos?
  • As atividades estão declaradas de forma simples, clara e num contexto da realidade de modo que qualquer pessoa externa aos projetos poderia compreendê-las?
  • Cada atividade é distinta e não se sobrepõe temporariamente a nenhuma outra?
  • Para a execução de cada atividade pode-se estimar tempo, recursos, orçamento e responsável?
  • Cada atividade é possível de ser executada conforme previsto?
  • Cada atividade pode ter sua execução acompanhada e avaliada?
  • Existe uma estimativa de medida de tempo para todas as atividades?
  • As atividades do projeto foram descritas e dimensionadas de modo que possam ser atribuídas a pessoas ou equipes responsáveis?
  • A equipe revisou e aprovou a estimativa de tempo de execução das atividades?

Se mesmo assim você sentir dificuldades em desenvolver seu cronograma, conte com apoio do escritório de projetos (PMO) para auxiliá-lo nessa missão. Para maiores esclarecimentos, a equipe do PMO desenvolveu um artigo contendo um passo a passo de como desenvolver um cronograma e está disponibilizado no link a seguir: Artigo - Como Desenvolver um Cronograma