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PMIMF


Frente de Inovação (Processos e Projetos)

 

O Programa de Modernização do Ministério da Fazenda – PMIMF prevê, em uma de suas frentes de atuação, a estruturação e implantação de Escritórios de Processos e Projetos no âmbito do Ministério da Fazenda.
Neste contexto, foi criada uma estrutura de Rede de Inovação, composta por escritórios de projetos e de processos representados por diversas áreas do Ministério (Gabinete do Ministro, Secretaria Executiva, STN, RFB, SPE, SEAE, SAIN, ESAF, PGFN, CARF, COAF e CONFAZ), cujos representantes foram convidados a compor dois níveis de atuação da frente: Grupo de Interface e Grupo Técnico.

O primeiro nível, a Rede de Inovação da Gestão é composta pelos responsáveis dos Escritórios de Projetos e Processos (para o caso dos órgãos que o possuem) ou por representantes indicados pelos órgãos que não o possuem. São responsáveis por acordar as diretrizes operacionais e estratégicas que orientam as iniciativas de modernização da gestão.

O segundo nível, o Grupo Técnico é composto por especialistas em metodologias e ferramentas com potencial para serem utilizadas pelos escritórios, sendo os mesmos do próprio Ministério ou convidados ad hoc. São indicados pelos participantes da Rede de Inovação da Gestão. Estes grupos se reunirão sob demanda para discutir temas específicos.

Tendo como objetivo principal investir em eficiência operacional no contexto do MF, e tendo em vista que os escritórios contribuem para uma gestão mais desafiadora no que se refere ao alinhamento entre as estratégias e ganhos de produtividade, essa frente busca atingir os seguintes objetivos:

  • Profissionalizar a gestão de projetos e de processos;
  • Maximizar o retorno sobre investimentos em projetos;
  • Reduzir prejuízos causados por falhas na execução de projetos;
  • Otimizar e automatizar processos de negócio;
  • Gerir riscos operacionais; e
  • Estabelecer normas e padrões de procedimento com foco em qualidade e segurança da informação.


Alguns Resultados Esperados

  • Otimização continua de processos de negócio;
  • Descrição clara das interfaces entre processos de negócio, com identificação de papéis e responsabilidades por cada atividade;
  • Melhoria do processo de comunicação interna nos diversos órgãos; e
  • Melhoria do processo de comunicação entre os órgãos.


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