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PMIMF


Frente de Comunicação

 

O Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda – PMIMF, coordenado pela Subsecretaria de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda (SGE/SE/MF), tem entre seus objetivos a construção de soluções coletivas e desafios gerenciais comuns aos diversos órgãos da estrutura do Ministério.

O PMIMF está estruturado em cadeias de valor paralelas e simultâneas, entre as quais está a Cadeia Estratégia, Gestão e Suporte, onde se encontra a Gestão da Comunicação. Conforme Mapa Estratégico, a Diretriz Estratégica associada ao tema é a DE 24: “aperfeiçoar mecanismos de comunicação e de relacionamento institucional”. A partir dessa diretriz, o Gabinete do Ministro da Fazenda identificou como uma das prioridades desta cadeia de valor “aprimorar os instrumentos de comunicação institucional e de resposta às demandas de imprensa e da sociedade”.

Considerando as premissas acima, a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda - ASCOM/MF, unidade do Gabinete do Ministro da Fazenda, entende ser de fundamental importância a instalação efetiva e urgente da Frente de Comunicação Social Integrada, no âmbito do PMIMF, bem como a criação de Grupos Técnicos, que proporciona discussões e materialidade à Diretriz Estratégica por meio de soluções de curto, médio e longo prazos diretamente relacionadas ao aperfeiçoamento das ações e produtos de comunicação social deste Ministério.

Tendo em vista o caráter heterogêneo e complexo do Ministério da Fazenda e seus órgãos, a implementação de uma frente de trabalho dessa magnitude e relacionada a um assunto tão sensível requer um processo de mapeamento dos gargalos e oportunidades, bem como a sensibilização dos agentes sobre a necessidade de abordar o tema a partir do conjunto de premissas do PMIMF:

  • Modelo de gestão descentralizado;
  • Criação de comitês e estruturação de redes;
  • Processo de construção coletivo;
  • Transparência das ações e feedback;
  • Padronização de conceitos para facilitar a comunicação;
  • Disseminação de melhores práticas de gestão;
  • Respeito à cultura dos diversos órgãos integrantes da estrutura do MF;
  • Promoção de diretrizes para alinhamento estratégico das políticas de gestão do MF;
  • Fortalecimento da estrutura central do MF no exercício das funções de planejamento, supervisão, coordenação e controle;
  • Foco em resultados. 


As iniciativas deverão ser gradativamente implementadas, de forma que possam ser discutidas e construídas coletivamente.

A ASCOM/MF entende que as mídias digitais, a saber, sítios e mídias sociais relacionadas ao ministério e seus órgãos, deve ser a primeira iniciativa a ser discutida. Dessa forma, em dezembro de 2016, a Frente realizou o Workshop Comunicação Digital do Ministério da Fazenda, que marcou o início da implementação da Frente de Comunicação Integrada do Ministério da Fazenda. O Workshop Comunicação Digital do Ministério da Fazenda 2016 foi organizada em três oficinas: boas práticas para comunicação digital de governo; produção e edição de conteúdo para mídias digitais e estratégias de otimização de sites e análise de audiência.

Em 2017 a Frente deverá consolidar sua estratégia de atuação, a partir da aprovação de seu regimento interno e da agenda de prioridades a serem implementadas ao longo do ano.



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