Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Janeiro > Fundo Monetário Internacional capacita servidores em Gestão de Riscos Fiscais

Notícias

Fundo Monetário Internacional capacita servidores em Gestão de Riscos Fiscais

Frente de Gestão de Riscos

Curso contou com participantes de diversos países da América Latina
publicado: 10/01/2019 16h37 última modificação: 10/01/2019 16h45

O Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI) promoveu, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018, em Brasília,  o curso "Fortalecimento das Instituições Fiscais e Gerenciamento de Riscos Fiscais". A capacitação foi ministrada em espanhol pelos consultores técnicos Ramon Hurtado e Jorge Baldrich. 

O curso contou com a participação de membros de diversos países da América Latina, com experiência relevante em políticas fiscais, macroeconomia, gestão de riscos fiscais, gestão de tesouro ou orçamento público. 

O Ministério da Economia foi representado por auditores federais do Tesouro Nacional e do Comitê de Gestão de Riscos, Controle e Integridade - CGRCI: Alan Milagres e Thiago Rodrigues. 

Descrição do Curso

O curso examinou o papel das instituições fiscais na identificação e Gestão de Riscos Fiscais. 

Deu destaque, ainda, às principais instituições que auxiliam os governos a melhor compreender os tipos, a escala e a probabilidade de realização dos riscos que enfrentam. 

Abordou as possibilidades de implementação, por parte dos governos, dos arranjos institucionais necessários a mitigar riscos, bem como melhorar sua identificação, quantificação, e a promoção de transparência fiscal.

A expectativa é promover a gradual convergência sobre a capacidade técnica de compreender, descrever, explicar e exemplificar os principais riscos fiscais e os passivos contingentes na formulação de políticas fiscais; descrever o papel das principais instituições fiscais na gestão de riscos fiscais; priorizar e avaliar a relevância de cada tipo de risco fiscal; calcular o impacto dos principais riscos fiscais macroeconômicos e em outros campos; e preparar um relatório de riscos fiscais abrangendo os mais relevantes."

Servidores no curso do FMI
Servidores do Ministério da Economia participam de curso do FMI sobre Riscos Fiscais