Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Novembro > Guardia faz balanço de ações durante entrega do Prêmio Desempenho Funcional

Notícias

Guardia faz balanço de ações durante entrega do Prêmio Desempenho Funcional

Ministro homenageou servidores,comemorou avanços e citou reformas da previdência e tributária como próximos desafios
publicado: 01/11/2018 16h48 última modificação: 01/11/2018 18h00
Gustavo Raniere/MF

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, participou nesta quarta-feira (31/10) da cerimônia de entrega do Prêmio Desempenho Funcional, que homenageou  servidores do órgão que se destacaram no exercício das suas funções ao longo do ano.

O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do MF, é realizado anualmente em comemoração ao Dia do Servidor Público Federal, 28 de outubro.

Durante discurso de abertura do evento, Guardia destacou a importância do trabalho dos servidores. “Eu acho fundamental que a gente reconheça essas pessoas e que possamos homenagear não só os que se destacaram, mas todos os servidores públicos federais”, disse o ministro.

Eduardo Guardia aproveitou o momento de celebração para fazer um balanço das ações do Ministério da Fazenda nos últimos dois anos e meio.

Lembrou a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Emenda Constitucional que estabeleceu o teto dos gastos e da reforma trabalhista, além da implementação da agenda microeconômica para aumentar a produtividade da economia.

“Andamos sempre na direção do compromisso com a disciplina fiscal, com a transparência e com a eficiência da economia. Caminhamos na velocidade que podíamos caminhar e na direção correta”, afirmou Guardia.

Ele citou que as reformas da Previdência e tributária estão entre os maiores desafios para o próximo governo. Ressaltou ainda que o governo atual conseguiu fazer importantes reformas em marcos regulatórios, como nas áreas de petróleo e gás e do setor elétrico.

O ministro também destacou a retomada do processo de privatização, “que é importante para recuperar o investimento no país de maneira sustentável”.

Guardia ainda comentou a divulgação da pesquisa do Banco Mundial que mede a qualidade do ambiente de negócios entre 190 países, o doing business 2019. O Brasil avançou 16 posições, passando da 125ª para 109ª colocação.

“Ainda temos muito a fazer, mas é o registro de um avanço extremamente importante. Se olharmos em termos absolutos, o Brasil foi o país da América Latina que mais se destacou nesse período, que mais conseguiu avançar na melhoria do ambiente de negócios, oferecendo condições para o setor privado poder investir”.

Inovação

Este ano, a Assessoria de Comunicação Social foi  vencedora do Prêmio Desempenho Funcional na categoria Ideias Inovadoras.  A iniciativa premiada foi a implantação da Política de Comunicação Integrada do Ministério da Fazenda.

Ela inova ao trazer a integração das ações e priorização tática em cinco grandes áreas de atuação: relacionamento com a imprensa; redes sociais; sítios;  comunicação interna; e identidade visual. 

Entre os benefícios desta política está a racionalização do uso de recursos financeiros e humanos, o que gerou uma economia direta de R$ 3 milhão/ano em contrato para o Ministério da Fazenda relativa apenas à etapa de reestruturação e migração de sítios.


Multimídia

Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, participa da abertura do Prêmio Desempenho Funcional 2019

registrado em: