Notícias
Fazenda disponibiliza a 2ª edição do Plano de Dados Abertos
Transparência
Para atender ao Decreto nº 8.777/2016, de Política de Dados Abertos, o Ministério da Fazenda publicou sua segunda versão do Plano de Dados Abertos (PDA) 2018/2019 no dia 7 de fevereiro de 2018. O plano tem vigência até 31 de dezembro de 2019.
A nova edição apresenta a matriz de risco com o propósito de auxiliar na mensuração, avaliação e ordenação dos eventos de riscos que podem afetar a abertura das bases de dados. Outra novidade foi o aumento de 69 para 111 no número dos catálogos. Os catálogos demonstram os assuntos para os quais a Fazenda disponibiliza dados abertos, e contribuem para que o cidadão tenha informações mais completas ao efetuar a busca.
O PDA tem como objetivo orientar os órgãos fazendários na organização e divulgação de seus conjuntos de dados com segurança, qualidade e eficiência. O intuito da disponibilização é permitir que o cidadão encontre o que pesquisou de forma simples. Nesse sentindo, o plano promove a transparência na administração pública e facilita o acesso aos dados públicos.