Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Junho > Ferramenta de gestão de riscos do Carf é apresentada em congresso

Notícias

Ferramenta de gestão de riscos do Carf é apresentada em congresso

Frente de Gestão de Riscos

Programa de código aberto e gratuito trouxe melhorias de governança ao possibilitar identificação de ameaças e vulnerabilidades
publicado: 12/06/2018 18h17 última modificação: 12/06/2018 18h17

A implementação de uma ferramenta de gestão do conhecimento no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf foi o tema de uma monografia apresentada no Encontro Nacional de Administração da Justiça - EnAJUS 2018, que aconteceu em 25 de abril, em Brasília (DF).

O trabalho – intitulado “Implementação da gestão de riscos de baixo custo em órgão de julgamento, de autoria do analista tributário João Batista Ribas de Moura – relata a implementação do programa de computador ‘Moodle’. A ferramenta permitiu a captura do conhecimento tácito dos servidores do Conselho e possibilitou com isso a identificação de ameaças e vulnerabilidades nos processos de trabalho.

A inovação foi desenvolvida em um programa de computador livre (‘software’ de código aberto) e gratuito. O baixo custo de desenvolvimento assume especial importância em momento de restrição orçamentária. O instrumento de gestão contempla todas as etapas de gestão de risco determinadas pela norma ABNT 31000. Está também em sintonia com os conceitos de controle, gestão de riscos e governança da Instrução Normativa n° 01 MP/CGU.

A metodologia e a gestão de riscos implementadas a partir do trabalho apresentado no congresso de Administração da Justiça foram validadas por auditoria externa, que concedeu ao Carf o Certificado de Qualidade ISO 9001.

Veja aqui a íntegra do trabalho apresentado.

EnAJUS

O EnAJUS é realizado anualmente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – Ibepes e conta com o apoio da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Leal Nunes.