Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Junho > Comissão Executiva do Prevenir inclui abordagem da economia comportamental nas ações de integridade

Notícias

Comissão Executiva do Prevenir inclui abordagem da economia comportamental nas ações de integridade

Frente de Gestão de Riscos

Mecanismo permite otimizar a atuação dos agentes públicos por meio de medidas práticas e simples
publicado: 12/06/2018 14h41 última modificação: 12/06/2018 14h41

A Comissão Executiva do Programa de Integridade do Ministério da Fazenda – formada por representantes da Corregedoria, Ouvidoria, Comissão de Ética, Subsecretaria de Gestão Estratégia e Assessoria de Controle Interno do Ministério – realizou no último dia 17 de maio reunião com o professor Carlos Mauro, da empresa CLOO Behavioral Insight Unit.

Na ocasião, foram tratados aspectos sobre a economia comportamental a partir do desenho de mecanismos de incentivo à integridade nos processos de tomada de decisão dos agentes públicos.

Essa abordagem é inovadora por permitir otimizar a atuação dos agentes com medidas relativamente simples e práticas, como a disponibilização de referências comuns adequadas, pontos de controle ao longo do processo e transparência institucional.

A perspectiva é que a interlocução possa ser qualificada para pensar em ações-piloto de integridade no Ministério da Fazenda envolvendo economia comportamental.