Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Fevereiro > OCDE lança Survey Econômico de 2018 sobre o Brasil

Notícias

OCDE lança Survey Econômico de 2018 sobre o Brasil

Relatório

Recomendações estão em linha com agenda de abertura, reformas e modernização do governo
publicado: 28/02/2018 18h56 última modificação: 04/04/2018 17h44
Gustavo Raniere/MF

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou nesta quarta-feira (28/2) o Relatório Econômico da OCDE de 2018 sobre o Brasil.

O documento analisa os principais desafios econômicos do país, as perspectivas de curto prazo e faz recomendações de políticas a serem adotadas pelo Brasil.

A abertura contou com a presença dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Dyogo Oliveira (Planejamento), do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e do Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría.

O relatório, segundo destacou Meirelles, é “extremamente relevante”, baseado nas melhores práticas internacionais. “É uma avaliação técnica, neutra e abrangente”. O ministro destacou que a publicação está em linha com as medidas econômicas que o governo brasileiro tem adotado.

“O relatório confirma tudo aquilo pelo qual temos trabalhado, que estamos propondo e que já foi realizado”, afirmou, citando como exemplo a implementação de um teto de gastos públicos e outras medidas fiscais, como a reforma da Previdência. Meirelles enfatizou que essas medidas” definem um novo caminho e um novo parâmetro fiscal para o país”. 

Agenda de abertura e modernização

O documento foi apresentado pela OCDE e contou com a participação do secretário de Assuntos Internacionais (Sain) do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão, e de representantes do Banco Central, dos ministérios do Planejamento, das Relações Exteriores e da Casa Civil.

A Sain coordenou as missões estruturais para a construção do relatório divulgado. “As recomendações estão em harmonia com a agenda de abertura, reformas e modernização proposta pelo governo brasileiro. Nossa cooperação com a OCDE é passo importante para o Brasil avançar na direção de um crescimento econômico sustentável”, explica Estevão.


Multimídia

28/02/2018 OCDE lança Survey Econômico de 2018 sobre o Brasil