Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Brasil e Iraque retomam negociações sobre dívidas não liquidadas

Notícias

Brasil e Iraque retomam negociações sobre dívidas não liquidadas

Negociação bilateral

Com base em temos recomendados pelo Clube de Paris, delegações chegaram a consenso em nível técnico
publicado: 04/09/2017 11h07 última modificação: 04/09/2017 13h12
MF

Representantes do Brasil e do Iraque reuniram-se em Brasília, entre os dias 28 de Agosto e 1º de Setembro, para retomarem as negociações bilaterais sobre dívidas de financiamentos concedidos em nome do governo brasileiro e ainda não liquidados. A delegação brasileira foi chefiada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, enquanto o Ministério das Finanças do Iraque chefiou a delegação iraquiana.

Encerrando uma disputa que já dura mais de três décadas, as delegações obtiveram consenso em nível técnico, com base nos termos recomendados pelo  Clube de Paris. Desde novembro de 2016, o Brasil passou a ser membro da organização, que busca coordenar esforços para a renegociação de créditos soberanos. Em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo  Clube de Paris, em 2004, as condições acordadas serão analisadas pelo Comitê de Avaliação e Renegociação de Créditos ao Exterior (Comace).  Após a aprovação do colegiado, cabe ao Senado Federal do Brasil a decisão final sobre o acordo.

Além da dívida entre Iraque e o Governo Federal, as negociações tiveram o objetivo de facilitar o processo de renegociação dos créditos inadimplidos do Iraque com Banco do Brasil e Petrobras. Os representantes iraquianos também tiveram a oportunidade de discutir suas dívidas comerciais em atraso com essas duas instituições brasileiras.

registrado em: