Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > Receita Federal participa da inauguração da Unidade do Simplifica PJ no DF

Notícias

Receita Federal participa da inauguração da Unidade do Simplifica PJ no DF

Institucional

Espaço reúne órgãos dos governos federal e local, além do Sebrae-DF, que atuam na área de licenciamento para facilitar a abertura e a regularização de empresas
publicado: 11/10/2017 18h01 última modificação: 11/10/2017 18h01

Foi inaugurado, no dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, o Simplifica PJ. A Unidade localizada em Taguatinga, região administrativa que concentra mais de 50% das empresas do Distrito Federal, reúne serviços que facilitam a abertura e a regularização de empresas.

A estrutura de 1,5 mil metros quadrados é composta por três galpões e fica na QI 19 do Setor de Indústrias de Taguatinga. A ideia é facilitar a abertura e a regularização de empresas ao reunir em um único lugar órgãos que atuam na área de licenciamento. Os atendimentos são voltados a empresários que, devido ao tipo de empreendimento, precisam de licenças mais complexas e do serviço presencial.

A cerimônia foi presidida pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que afirmou acreditar que "o Simplifica PJ é mais um passo para Brasília tornar-se referência nacional de desburocratização de processos". Estiveram presentes no evento a delegada da Receita Federal em Brasilia-DF, auditora-fiscal Barbara Cristina Costa de Oliveira, e a assessora do Gabinete, auditora-fiscal Vanessa de Moraes Abritta.

Na ocasião, a delegada destacou a importância da simplificação e facilitação no atendimento aos empreendedores para o desenvolvimento da economia, geração de empregos e aumento da competitividade.

Através da parceria da DRF/Brasília com o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC-DF), os cidadãos serão atendidos nos serviços da Receita Federal, como ajuste de guia GPS, redarf, emissão de CND, DBE, procuração eletrônica, e ainda poderão esclarecer dúvidas. O modelo do convênio segue os já realizados pela Delegacia com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do DF (Sescon-DF), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e a Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF).

Além da Receita Federal, são onze órgãos de Brasília que integram o Simplifica PJ, além de uma agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), que prestará consultoria, informação e orientação aos empreendedores.

Desde outubro de 2015, Brasília adotou o Sistema de Registro e Licença de Empresas (RLE). A ferramenta online faz parte de um sistema simplificado para abertura e licenciamento de empresas. Por meio do portal, é possível abrir, em poucas horas, uma empresa que não seja de alto risco. A diferença é que o RLE é voltado para negócios de baixo impacto, enquanto o Simplifica PJ ajudará empresários com outro perfil.

Fonte: Receita Federal