Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > Meirelles: Ajuste deve ser nas despesas obrigatórias, em especial Previdência

Notícias

Meirelles: Ajuste deve ser nas despesas obrigatórias, em especial Previdência

Ministro destacou que gasto previdenciário já responde por mais de metade da receita líquida da União
publicado: 31/10/2017 18h15 última modificação: 31/10/2017 19h03
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (31/10), o ministro Henrique Meirelles afirmou que o governo já fez, neste ano, um corte expressivo na chamada despesa discricionária - 26% de janeiro a setembro, descontada a inflação, na comparação com o mesmo período de 2016. 

Mas a despesa obrigatória – que só pode ser alterada por meio de mudanças na legislação – já é maior do que a receita líquida da União, destacou o ministro. Ou seja, é mais do que a soma do que o governo arrecada com tributos, contribuições e outras receitas, descontadas as transferências a Estados e municípios garantidas por determinação constitucional ou legal. 

“O ajuste tem que vir por mudanças nas despesas obrigatórias, em especial Previdência”, afirmou. Hoje, mais da metade das despesas obrigatórias do Brasil é com Previdência (53,6%, no dado de 2017, como proporção da receita líquida). Meirelles apontou que o Brasil já gasta mais com Previdência, em proporção do PIB, do que países com uma maior população idosa e uma estrutura de renda mais elevada, como o Japão. 

Meirelles explicou que o país enfrentou a pior recessão de sua história, mas os indicadores já apontam uma retomada do crescimento econômico, como a criação de 1 milhão de empregos neste ano. “O país mudou e as reformas econômicas já mostram resultado. Estamos em uma trajetória de inflação baixa, juros baixos e retomada do crescimento”, afirmou. Para o ministro, essa retomada é o que vai garantir melhores condições de vida para a população brasileira. “Já estamos em um território de recuperação firme”, afirmou.

 

 

Multimídia

registrado em: