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Fazenda homenageia servidores comprometidos em atender bem ao cidadão

Dia do Servidor

É a história da equipe do servidor Mário Dehon, que aperfeiçoou plataforma para garantir mais eficiência ao atendimento ao público em Belo Horizonte
publicado: 27/10/2017 20h12 última modificação: 28/10/2017 09h29

Nas comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado neste sábado (28/10), o Ministério da Fazenda homenageia todos os servidores empenhados diariamente com o compromisso de servir bem à sociedade. Essa foi a principal motivação do auditor-fiscal Mário Dehon, que coordenou o projeto Farol, um dos vencedores da categoria Ideias Inovadoras da edição 2017 do Prêmio de Desempenho Funcional do Ministério da Fazenda.

Responsável pela maior delegacia da Receita Federal em Minas Gerais – com sede em Belo Horizonte e que atende diariamente uma média de 900 contribuintes –, Mário e sua equipe aperfeiçoaram o sistema ContÁgil, utilizado pela Receita Federal na fiscalização e ação fiscal. O projeto liderado por Mario incluiu inúmeras funcionalidades à plataforma, através da construção de um plug-in, uma ferramenta que permite adicionar funções a sistemas já existentes, o que permitiu que o sistema pudesse também ser aproveitado no atendimento ao público.

Equipe Projeto Farol
Equipe Projeto Farol Fonte: Divulgação

Na prática, a iniciativa aumentou o número de atendimentos possíveis e reduziu o tempo de espera do usuário para resolução de suas demandas, melhorando a qualidade do atendimento ao cidadão. Hoje, mais de 1 milhão de atendimentos já foram feitos pela plataforma e alguns serviços, que levavam até seis horas para serem concluídos, hoje são feitos em menos de 5 minutos. 

“Resolveu-se fazer mais com o mesmo, buscando alternativas à forma tradicional de trabalho. A implementação do plug-in e suas funcionalidades diminuíram as filas de espera e o tempo médio de atendimento, além de reduzir a zero a demanda reprimida de agendamento da unidade”, explica Mario.

Atualmente, a nova versão do Contágil, desenvolvida pelo projeto Farol, possui mais de 100 funcionalidades voltadas ao atendimento ao público, como obtenção de relatório de situação fiscal, cópias de declarações, como a do Imposto de Renda, emissão e retificação de Guia de Previdência Social (GPS), inclusão  automática de diversos documentos aos respectivos  processos e validação eletrônica de procurações. A plataforma hoje é utilizada por mais de 4 mil servidores em todas as unidades da Receita espalhadas pelo país.

Para Mario, ao mesmo tempo em que o sistema permitiu aumentar a capacidade produtiva da delegacia, a concretização do projeto também valorizou o servidor. “Nós não podemos deixar nenhuma ideia morrer numa época em que a gente administra uma escassez de pessoas e, ao mesmo tempo, tem que valorizar o talento individual e colocá-los para trabalhar em equipe. É com isso que a gente consegue potencializar os resultados”, defende. “Meu sentimento com a idealização do projeto é de realização profissional, combinada com muita ansiedade, vislumbrando uma infinidade de possibilidades ainda por desenvolver”, enfatiza.

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