Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > Atendimento mais eficaz ao cidadão é premiado como Ideia Inovadora

Notícias

Atendimento mais eficaz ao cidadão é premiado como Ideia Inovadora

Premiação

Prêmio de Desempenho Funcional faz homenagem a servidores fazendários em várias categorias
publicado: 27/10/2017 18h37 última modificação: 27/10/2017 18h37

O Ministério da Fazenda homenageou nesta sexta-feira (27/10) diversos servidores durante a solenidade de premiação do Prêmio de Desempenho Funcional do Ministério da Fazenda 2017.

O evento realizado em Brasília e simultaneamente em todas as unidades do Ministério da Fazenda nos estados faz parte da programação do Dia do Servidor, comemorado neste sábado (28/10).

Servidores, familiares, secretários e representantes de todos os órgãos fazendários participaram da premiação. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, enviou mensagem em vídeo reconhecendo a importância de todos os servidores, de todas as categorias, em todo o país, para o sucesso da estratégia de recuperação econômica. “Gostaria de fazer uma homenagem especial aos premiados, que buscam excelência nas suas atividades e trabalham para melhorar suas unidades, simplificando processos administrativos para melhor atender o público”.

O secretário-executivo, Eduardo Guardia, também ressaltou que a recuperação da economia está muito relacionada ao trabalho dos servidores do Ministério da Fazenda. "É um momento de agradecer a dedicação, o compromisso, a ética e a postura de cada um de vocês em todas as áreas do Ministério da Fazenda".

Inovação no serviço público

O ‘Projeto Farol’, da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil em Belo Horizonte (RFB/BH) está entre as oito melhores propostas da categoria Ideias Inovadoras do Prêmio de Desempenho Funcional do Ministério da Fazenda 2017.

A RFB/BH automatizou vários processos para melhorar o atendimento ao cidadão. A equipe do auditor-fiscal e delegado Mário Dehon construiu um plug-in no sistema ‘ContÁgil’ para que funcionalidades de gestão de processos, comuns nas áreas de auditoria e ação fiscais, funcionassem também em  setores de atendimento ao cidadão e de administração tributária. Na prática, a ferramenta possibilitou a redução das filas e o tempo médio de atendimentos realizados pela Receita Federal em nível regional.

Gestão participativa

O projeto ‘Conselho de Gestão Participativa’ da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional na 3ª Região (PRFN-3) também foi premiado nesta categoria. O Conselho foi instituído pela equipe liderada pelo procurador-regional Leonardo de Menezes Curty.

Desde que passou a funcionar, em dezembro de 2015, o Conselho permitiu que procuradores lotados na 3ª região pudessem participar de decisões que antes eram tomadas exclusivamente em nível gerencial. O procurador-regional Leonardo Curty explicou que a proposta leva aos gestores de cúpula as demandas que surgem entre os procuradores que atuam na fase operacional. A composição do Conselho é diversificada. Os membros são eleitos pelos próprios procuradores e possuem a garantia de mandato fixo.

O caráter democrático da composição do Conselho alcança também os temas que são debatidos. “Qualquer colega pode submeter projetos ao Conselho. Mais do que é uma mera legitimidade formal, é justamente a participação que nós queremos estimular”, completa.

Homenagem ao servidor público

Realizado anualmente desde 2002, o Prêmio de Desempenho Funcional faz uma homenagem aos servidores fazendários por desempenhos de excelência, ideias inovadoras para a melhoria de processos de trabalho e tempo em serviços prestados.

A categoria Desempenho Funcional reverencia a atuação de servidores que tenham se sobressaído no período, a partir da avaliação das competências técnicas e comportamentais.

Recebem o Jubileu de Ouro e o Jubileu de Prata os servidores fazendários ativos que completam, respectivamente, 50 anos e 25 anos de efetivo exercício no serviço público federal.

Em 2017, além das categorias Desempenho Funcional, Jubileu de Ouro e Prata e Reconhecimento de Trajetória, o Prêmio incluiu a premiação de Ideias Inovadoras.

A categoria que presta homenagens aos que promoveram efetiva melhoria dos procedimentos de trabalho, considerando-se os ‘processos críticos’ definidos pelo Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda (PMIMF).

Confira a lista dos oito premiados na categoria Ideias Inovadoras, dos 61 agraciados com o Prêmio Desempenho Funcional, além dos 122 homenageados com o Reconhecimento de Trajetória e dos 29 destacados com o Jubileu de Prata.

registrado em: