Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Julho > Brasil e Reino Unido realizam 2º Diálogo sobre economia e investimentos

Notícias

Brasil e Reino Unido realizam 2º Diálogo sobre economia e investimentos

Diálogo internacional

Ministro britânico afirmou que o país vai apoiar a adesão do Brasil à OCDE
publicado: 31/07/2017 19h22 última modificação: 08/08/2018 15h30

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, recebeu nesta segunda-feira (31) o Ministro das Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, e uma comitiva de autoridades e empresários britânicos. Os dois países realizaram o 2º Diálogo Econômico-Financeiro Brasil-Reino Unido (EFD, na sigla em inglês).

Os temas em discussão foram transparência tributária, mercado de seguros e resseguros, finanças verdes, meio ambiente e novas tecnologias para aprimorar o sistema financeiro. Meirelles destacou que o Brasil está hoje em condições de receber o investimento do setor privado em infraestrutura e que o país está implementando regras que viabilizam ainda mais esses investimentos.

Durante o encontro com empresários britânicos foi discutido o programa de ajuste fiscal do Brasil e a série de reformas microeconômicas que estão sendo desenvolvidas desde o segundo semestre de 2016 com o apoio do Banco Mundial. 

O ministro das Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, disse que apoia firmemente o compromisso do governo brasileiro de abrir a economia e reformar o ambiente de negócios. Ele anunciou novos investimentos na ordem de oito milhões de libras em projetos brasileiros de desenvolvimento econômico e redução da pobreza.

Atuação do Brasil em organismos internacionais

Durante o encontro os dois países reafirmaram a cooperação mútua no âmbito do G-20, da Organização Mundial de Comércio (OMC), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e em outros organismos multilaterais. Meirelles destacou que foi muito positivo saber que o Brasil conta com o apoio do Reino Unido à solicitação do início do processo de adesão à OCDE.

Philip Hammond saudou a decisão do Brasil de se candidatar à OCDE como país-membro e destacou que, como parceiro-chave, o país já desempenha um importante papel no trabalho da Organização. Segundo o ministro britânico, o Reino Unido aplaude a ambição do Brasil de alcançar os padrões da OCDE e vai apoiar a candidatura do país. 

Relações Brasil-Reino Unido

O Reino Unido é o quarto maior investidor estrangeiro no Brasil e exportou mais de quatro bilhões de libras de bens e serviços para o país em 2016. O valor do comércio entre os dois países foi de cerca de R$ 16 bilhões no último ano. 

O ministro das Finanças, Philip Hammond, confirmou que o financiamento para exportações do Reino Unido dobrou sua capacidade disponível para o comércio com o Brasil. Cerca de três bilhões de libras estão disponíveis para que empresas britânicas exportem para o Brasil e também para compradores brasileiros de bens e serviços do Reino Unido. O valor também está disponível para transações realizadas em real.

Documentos

Joint statement by the Finance Minister of Brazil and the Chancellor of the Exchequer


Multimídia