Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Abril > Prisma Fiscal promove Workshop sobre Modelagem de Previdência

Notícias

Prisma Fiscal promove Workshop sobre Modelagem de Previdência

Prisma Fiscal

Sete instituições participantes do Prisma Fiscal vão expor em São Paulo modelos de projeções de receitas e despesas previdenciárias
publicado: 13/04/2017 15h11 última modificação: 13/04/2017 15h30

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda realizará na segunda-feira (17/04), em São Paulo, um workshop dedicado ao estudo de formas de modelagem dos parâmetros que determinam as projeções de receitas e despesas previdenciárias.

Nesse evento, de caráter eminentemente técnico, estão programadas exposições dos modelos de sete instituições participantes do Prisma, os quais serão objeto de debate posterior entre os presentes. Aos representantes do Ministério da Fazenda, além de viabilizar a troca de experiências entre as instituições, caberá o papel de moderar esses debates.

O objetivo é discutir as várias formas de modelagem dentro do tema Previdência e disseminar esse conhecimento dentre as principais instituições econômicas do país que contribuem com o sistema de expectativas Prisma Fiscal.

O modelo oficial que embasa a reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional não será objeto de debate.

Esse workshop contará com a presença do secretário-adjunto de Política Fiscal e Tributária, Jeferson Luis Bittencourt, e de mais de 60 representantes das instituições participantes do Prisma.

Trata-se de mais uma iniciativa do Ministério da Fazenda de estimular o debate e o aperfeiçoamento dos estudos de natureza fiscal do país. Cabe lembrar que o objetivo principal do Prisma Fiscal, que é permitir o controle social sobre a condução da política fiscal, só será efetivo caso as instituições participantes tenham expertise para formular expectativas consistentes. Nesse aspecto, a Previdência assume um papel relevante, dado o seu peso no orçamento público.

Mais informações sobre o Prisma Fiscal, incluindo os relatórios mensais, podem ser encontradas no endereço  http://www.spe.fazenda.gov.br/prisma-fiscal.