Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1998 > Malan se encontra com presidente do Banco Mundial

General

Malan se encontra com presidente do Banco Mundial

publicado: 14/04/1998 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h50
Notas Oficiais

14/04/1998


Malan se encontra com presidente do Banco Mundial


O ministro Pedro Malan se reuniu hoje (14.04) em Washington com o presidente do Banco Mundial (BIRD), James Wolfensohn. Na reunião, Malan fez um relato sobre o desempenho da economia brasileira e observou que o Banco Mundial está informado e satisfeito com as medidas adotadas pelo Governo brasileiro para enfrentar a crise financeira asiática.

Segundo Malan, o programa de empréstimos do BIRD para o Brasil registrou um crescimento de 14% no último ano. O aumento, afirmou o ministro, deve-se à melhora da qualidade dos projetos apresentados pelo país: de um total de 60, apenas um ou dois apresentaram algum tipo de problema na avaliação dos técnicos do Banco Mundial. Além disso, Malan elogiou a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela representação da instituição no Brasil.

O ministro também fez comentários positivos sobre o papel e as análises desenvolvidos pelo BIRD durante a crise asiática. Em especial, Malan referiu-se à análise elaborada pelo economista-chefe do BIRD, Joseph Stieglitz, sobre as origens e as causas da crise financeira na Ásia.

Durante o encontro com Wolfensohn, Malan discutiu também o tema do aumento seletivo das cotas dos países para refletir o peso relativo de suas economias. A discussão, ainda não definida, encontra-se em estágio avançado no board do BIRD. Atualmente, o Brasil detém 1,6% do capital do banco, o que lhe garante a posição de décimo-quinto maior acionista da instituição. Pela proposta em análise, a participação brasileira poderia ser ampliada para 2,1% do capital, o que lhe daria a décima-terceira posição entre os cotistas. A medida corresponderia a um desembolso brasileiro de US$ 60 milhões.


Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)412-2000/3000 - Fax: (061)226-9084