Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1998 > Atividade econômica supera expectativa, diz SPE

General

Atividade econômica supera expectativa, diz SPE

publicado: 31/03/1998 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h50
Notas Oficiais

31/03/1998


Atividade econômica supera expectativa, diz SPE


O comportamento da atividade econômica tem superado as previsões dos analistas e indica que o ano será melhor do que o esperado. A informação foi dada hoje (31.03) pelo secretário de Política Econômica, José Roberto Mendonça de Barros, durante divulgação do Boletim de Acompanhamento Macroeconômico do mês de março. Segundo o boletim, "o volume de estoques indesejados na economia na virada do ano não ficou tão alto, o que permitiu que o nível de produção se adequasse à menor demanda, sem pressões significativas pelo lado dos estoques."

A taxa de desemprego ainda está alta, comparada com o mesmo período de anos anteriores, mas a tendência é de queda a médio prazo. A equipe econômica acredita que a trajetória declinante das taxas de juros provoque um reaquecimento da economia nos próximos meses, contribuindo para o aumento da oferta de empregos. Da mesma forma, foi constatada a continuidade da trajetória decrescente da inflação, que deve prolongar-se nos próximos meses.

As previsões referentes à política monetária também são de quedas adicionais nas taxas de juros, devido ao excesso de liquidez no mercado financeiro.

Diante desse quadro, Mendonça de Barros mostrou-se bastante otimista em relação ao desempenho da economia para o resto do ano. O secretário está deixando o Ministério da Fazenda para assumir a secretaria-excutiva da Câmara de Comércio Exterior - Camex.


Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)412-2000/3000 - Fax: (061)226-9084