Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1997 > CMN reage à crise e apóia exportações

General

CMN reage à crise e apóia exportações

publicado: 27/11/1997 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h50
Notas Oficiais

27/11/1997


CMN reage à crise e apóia exportações


O Conselho Monetário Nacional (CMN), presidido pelo ministro Pedro Malan, adotou hoje (27.11) providências para fortalecer o sistema financeiro diante da instabilidade provocada pela crise mundial das bolsas de valores. O CMN decidiu também dar mais agilidade aos financiamentos do BNDES para os exportadores.

Com a medida de agilização das exportações, o BNDES poderá autorizar empréstimos a exportadores, no limite de até R$ 400 milhões, sem necessidade de consulta prévia ao comitê consultivo do PROEX. A nova norma se insere no conjunto de medidas de ajuste fiscal e de aumento da competitividade anunciada pelo governo brasileiro no último dia 10.

Veja a seguir o resumo das principais decisões adotadas pelo CMN em sua reunião de hoje:

  • O CMN e o Banco Central aprovaram medidas de caráter prudencial com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade do sistema financeiro nacional. Entre as medidas aprovadas, destacam-se a alteração dos fatores de risco dos ativos-referenciais utilizados na operações de "swap", a redução da alavancagem operacional das instituições financeiras e o estabelecimento de limites à atuação dos fundos de investimento e dos fundos de renda fixa.
  • Concessão de prazo para operações destinadas ao financiamento de integralização de cotas-partes de cooperativas.
  • Prorrogação do vencimento das operações de crédito rural EGF/COV.
  • Fixação dos encargos aplicáveis aos financiamentos amparados em recursos das operações oficiais de crédito.
  • Autorização para que as seguintes instituições financeiras atuem no país: Caterpillar Financial Services Corporation, Credit Suisse First Boston e Grupo Fleming.


Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)412-2000/3000 - Fax: (061)226-9084