Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1996 > Ministro defende ganho por produtividade para o servidor público

General

Ministro defende ganho por produtividade para o servidor público

publicado: 21/08/1996 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h50
Notas Oficiais

21/08/1996

Ministro defende ganho por produtividade para o servidor público

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse hoje (21.08) que a modernização do Estado e a reforma da administração pública são os grandes desafios que o governo tem que superar para consolidar a estabilização da economia com crescimento sustentado. A eficiência na gestão dos recursos públicos, a continuidade do processo de privatização, a fiscalização e controle das atividades administrativas e a consolidação fiscal, com a redução do déficit público, tudo isso depende fundamentalmente da capacidade de modernização do Estado. É isso que vai dizer se nós seremos capazes, não só de gerir com mais eficiência os recursos públicos, como também tratar de forma adequada nossos problemas na área social", afirmou o ministro.

Na abertura da teleconferência sobre o Plano Diretor da Reforma do Estado, da qual participaram secretários e técnicos do Ministério da Fazenda em Brasília e nos estados, Pedro Malan defendeu o sistema de gratificação que leva em conta o desempenho e produtividade dos funcionários. "O meu sonho como servidor público é ter esse sistema generalizado na administração pública, de forma que possamos recompensar adequadamente aquele servidor mais dedicado ao interesse público e ao seu aprimoramento profissional".

O ministro destacou também a importância do Plano Diretor para o futuro da administração pública do Estado brasileiro. "Nós temos agora uma oportunidade histórica de repensar a fundo o papel do Estado, e não apenas do governo, que é passageiro. Por trás dessa discussão não está uma proposta de redução do Estado, mas sim o aumento de sua eficácia e eficiência. Isso é uma cobrança legítima da sociedade, que exige serviços públicos compatíveis com aquilo que entrega ao governo sob forma de tributação".

O ministro da Administração e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira, participou da teleconferência esclarecendo o projeto do Plano Diretor de Reforma do Estado e respondendo as perguntas de secretários, delegados e técnicos do Ministério da Fazenda que assistiam a conferência em todo o Brasil.

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)412-2000/3000 - Fax: (061)226-9084