Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > BMF Minas Gerais > Histórico

Biblioteca do Ministério da Fazenda em Minas Gerais

Logomarca da Biblioteca do MF

Histórico da BMF/MG

A Biblioteca do Ministério da Fazenda em Minas Gerais (BMF/MG) foi criada oficialmente pela Portaria MF nº 413, de 03 de novembro de 1975, que a classifica como nível de setor.

Especializada na área jurídica, a Biblioteca do MF em Minas Gerais sempre atuou de maneira pró-ativa, buscando prover a atualização e adequação do acervo bibliográfico e tem por finalidade coletar, armazenar, recuperar e disseminar a informação em consonância com a necessidade dos órgãos do Ministério da Fazenda.

Instalada no 10º andar, Ala D, do edifício sede da SAMF/MG, seu acervo bibliográfico conta atualmente com 5.499 livros e 6.044 periódicos. É constituído de obras nas áreas de economia, administração, sociologia, contabilidade, matemática e estatística. Dispõe ainda no seu acervo bibliográfico, da Coletânea de Legislação e Jurisprudência (LEX), desde 1937 e do Diário Oficial da União (DOU), desde 1911.

Com exceção dos Diários Oficiais, todo o catálogo encontra-se disponível no Sistema Pergamum, para empréstimo, renovação e reserva para usuários e empréstimo entre bibliotecas. A Biblioteca também utiliza, desde 2002, um sistema interno para apoio à estatística diária e o Datalegis Gestão Pública, um banco de dados de legislação. A Biblioteca do MF em Minas Gerais mantém o Projeto Leitura às Doze, implantado em setembro de 1999, com o objetivo de promover a leitura e o entretenimento. O projeto conta com acervo bibliográfico composto por periódicos doados por servidores do Ministério da Fazenda.