Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assuntos internacionais > Fundo Verde do Clima > Notícias > Oficina regional da Estratégia do Brasil para o GCF - Eixo Agricultura e Florestas

Notícias

Oficina regional da Estratégia do Brasil para o GCF - Eixo Agricultura e Florestas

Discussão foi realizada em Manaus, no último dia 24 de novembro.
publicado: 04/12/2017 19h02 última modificação: 11/12/2017 17h16

No dia 24 de novembro de 2017, foi realizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda (SAIN/MF), no papel Autoridade Nacional Designada (AND) para o Fundo Verde do Clima (GCF), a terceira Oficina para Discussão da Estratégia do Brasil para o GCF. A oficina ocorreu em Manaus e contou com a presença de representantes da sociedade civil, do setor privado, e de órgãos públicos nacionais e subnacionais.

O documento-base para discussão da Estratégia está dividido em três eixos principais, quais sejam: Agricultura e Florestas; Infraestrutura Sustentável; e Cidades e Comunidades Resilientes. As temáticas foram distribuídas a cada região tendo em vista a maior relevância de cada Eixo Estratégico para a realidade local e o potencial para a obtenção de subsídios pela AND. Nesse sentido, a Oficina realizada em Manaus debateu o eixo de Agricultura e Florestas, com enfoque em florestas.

A oficina foi estruturada com o objetivo de engajar os participantes na discussão do documento-base da Estratégia; com esse intuito, na parte da manhã, foram realizadas apresentações cujo objetivo era contextualizar a discussão. Primeiramente, foi realizada uma apresentação por Marco Aurélio Araújo, representante da SAIN/MF, detalhando o Fundo Verde do Clima e o papel da SAIN como Autoridade Nacional Designada. Em seguida, Monique Ferreira, do Ministério do Meio Ambiente, realizou uma apresentação acerca da Política Nacional sobre Mudança do Clima, em especial a Contribuição Nacionalmente Determinada – NDC.

Na sequência, foram realizadas duas apresentações cujo objetivo era discutir o Papel das Entidades Acreditadas no GCF – os palestrantes foram Michael Scholze, da GIZ, e Fábio Leite, do FUNBIO. A última apresentação foi realizada por Thatyanne Gasparotto, consultora contratada pela AND, e tinha como objetivo apresentar o documento-base para discussão da Estratégia do Brasil, com ênfase no Eixo Agricultura e Florestas.

Ao final da manhã, foi realizada uma mesa redonda com a participação de Victor Salviati (representante da Fundação Amazonas Sustentável), Jair Schmitt (representante do Ministério do Meio Ambiente), Francisco Melgueiro (representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas) e Mario Nicácio (representante dos povos indígenas e vice-coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB), mediada por Érico Rocha (SAIN/MF), que deu início ao debate entre os participantes, aprofundando a discussão sobre o documento.

Por sua vez, na parte da tarde, foi realizada uma discussão em formato de world café, com o auxílio da moderadora Socorro Oliveira, para recolher comentários e sugestões de melhoria para o documento-base. Seguem abaixo algumas fotos da oficina de Manaus. Todas as apresentações realizadas no evento, bem como a agenda da oficina, estão disponíveis aqui. 

1_ monique_Manaus.jpg

Monique Ferreira (Ministério do Meio Ambiente).

2_Mesa_Manaus.jpg

(Da esquerda para direita) Jair Schmitt (Ministério do Meio Ambiente),  Francisco Melgueiro (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas), Érico Rocha (Ministério da Fazenda), Mario Nicácio (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB) e Victor Salviati (Fundação Amazonas Sustentável).

3_Mario_Manaus.jpg

Mario Nicácio (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB).

4_world cafe_Manaus.jpg

Grupo na dinâmica de World Café.

0- grupo.jpg

Encerramento.